O handebol brasileiro foi muito bem representado na 5ª edição do Torneio Internacional Amazônia 2010, realizado no final do mês passado na cidade de Kourou, na Guiana Francesa. A equipe C. M. Ananindeua / Esmac, do Pará disputou a competição ao lado de times da França, Guadalupe, Guiana e Martinica, sagrou-se campeã e trouxe esse título inédito para o Brasil, já que nas outras edições clubes do Amapá, Macapá, Maranhão e de algumas cidades do nordeste participaram, mas não conquistaram o mesmo resultado.
O clube paraense fez uma excelente campanha no torneio, com três vitórias e apenas uma derrota. Na estreia da competição derrotou Guadalupe por 38 a 17, depois ganhou de Martinica por 31 a 22 e venceu Caiena por 29 a 27. Na final, os brasileiros foram superados pelos donos da casa, o Geldar / Kurror, da Guiana Francesa por 31 a 30, mas garantiu o primeiro lugar no saldo de gols.
Esse título teve grande significado para o estado, mas principalmente para a Federação de Handebol do Estado do Pará. “A equipe masculina da Ananindeua/Esmac foi a única da região, dentre todas as modalidades, a conquistar um título internacional de alto nível e, para a Fhepa, esse título representa um marco na história do handebol paraense. Temos que comemorar e valorizar muito o que esses meninos fizeram para o esporte estadual”, disse o presidente da Fhepa, Miguel Sampaio.
O técnico da equipe paraense, Messildo Correia, foi eleito o melhor treinador da competição. “A nossa equipe lutou bastante do início ao fim da competição, conseguimos superar todas as dificuldades e com muito suor, sacrifício e talento dos nossos jogadores conquistamos esse título importante”, comentou.
Após a conquista, o treinador pede mais apoio à modalidade no estado. “Agora torcemos para que essa conquista mude o cenário paraense da modalidade e que os empresários da região possam ajudar mais o esporte olímpico. Talento nós temos, basta dar oportunidade para que o brilho venha à tona”, afirmou.
Entretanto, o trabalho já está sendo reconhecido de outra forma. Após a conquista desse torneio, o C. M. Ananindeua / Esmac recebeu inúmeros convites para participar de competições na América do Sul e na América Central. “É mais um ponto positivo para o handebol do Pará e para essa equipe brilhante”, finalizou o presidente Miguel Sampaio.
domingo, 7 de março de 2010
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário