domingo, 18 de julho de 2010

Brasil estreia contra Hungria no Mundial Júnior Feminino


A Seleção Brasileira Feminina Júnior estreia neste sábado (17), no Mundial da Coreia do Sul, que será disputado até o dia 31 deste mês. O primeiro adversário será a Hungria, a atual campeã europeia, às 3h (horário de Brasília), em Seul. Na competição, o Brasil ainda enfrentará a Espanha, Japão, Tailândia e Austrália, que, ao lado da seleção húngara, estão na Chave C.

No Mundial disputado em 2008, na Macedônia, a equipe brasileira ficou na nona colocação, enquanto a Alemanha foi a campeã. A meta, segundo o técnico Sérgio Graciano, é de se classificar entre as 12 melhores equipes. Só depois pensará em galgar uma posição melhor do que a da competição anterior. “Os campeonatos das categorias de base são diferentes das adultas, porque a cada dois anos as equipes estão totalmente renovadas. Lógico que as grandes escolas do handebol, como a Rússia, Noruega, Hungria e Dinamarca têm uma certa vantagem porque esse esporte faz parte da cultura deles”, explicou Graciano.

Para o treinador, o resultado alcançado no último Mundial foi bem positivo e que, ir além dele, será o grande desafio para a atual Seleção Feminina Júnior. “Essa nossa geração estará em teste na competição. A equipe que disputou o Mundial da Macedônia era muito forte. Acredito que essa que estará em ação na Coreia é ainda mais. Mas, infelizmente, não iremos com 100% da nossa capacidade. Perdemos quatro meninas talentosas, que se lesionaram no decorrer do ano”, afirmou o treinador, que não contará com as atletas Danielle Jóia, Raquel Batista, Monique e Caroline Krug na competição.

Nessa fase do Mundial, três seleções de cada grupo avançam à próxima fase. De acordo com Graciano, o principal rival do Brasil na Chave será o Japão. “Elas marcam bem e são rápidas. Com elas que brigaremos pela classificação. A Hungria e a Espanha devem brigar pelo primeiro lugar do grupo”, disse Graciano. O treinador demonstrou preocupação em relação aos jogos contra a Tailândia e Austrália. “Não sabemos o estilo de jogo desses países. Mas tivemos a sorte de só jogar com essas equipes a partir da terceira rodada. Assim, teremos tempo para observá-las antes dos nossos confrontos. A partir daí definiremos as estratégias para enfrentá-las”, explicou Graciano.

Na madrugada de ontem (14), o Brasil enfrentou a Coreia do Sul em amistoso. As meninas foram superadas por 28 a 27, depois do empate em 10 gols no primeiro tempo. O destaque da partida foi a atleta Bárbara Brochado, com 4 gols e 5 assistências. Graciano avaliou positivamente o confronto: “Foi um bom teste. Vimos que podemos jogar de igual para igual com as principais forças do handebol mundial. Espero que as atletas realmente acreditem nisso para que possamos fazer um papel diferenciado neste Mundial”, complementou o técnico.

Na primeira fase, o Brasil vai enfrentar a Espanha, no domingo (18), às 3h (de Brasília), e a Tailândia, na segunda-feira (19), às 7h (de Brasília). Na terça-feira (20), a equipe brasileira estará de folga e volta a entrar em ação na quarta-feira (21), diante da Austrália, às 7h (de Brasília). E encerra sua participação na etapa de classificação diante do Japão, na quinta-feira (22), às 5h (de Brasília). Todos os jogos serão realizados em Seul, na capital sul-coreana.

O Mundial Júnior Feminino da Coreia do Sul ainda contará com mais 18 seleções divididas em três grupos. Na Chave A estão Noruega, França, Alemanha, Tunísia, Sérvia e Groenlândia. Coreia do Sul, Holanda, Argentina, Congo e Croácia estão no Grupo B. Completam a Chave D: Rússia, Suécia, Angola, Montenegro, México e Hong Kong.

Confira Seleção Feminina Júnior:

Goleiras: Agatha dos Santos Silva (AD Santo André-SP) e Jéssica Silva de Oliveira (Serc Santa Maria-SP). Pivôs: Carolina Ferreira Fajardo (Esporte Clube Ginástico-MG), e Verônica Gonçalves dos Santos (SEL / Fadenp / S.José dos Campos-SP). Armadoras: Karoline Helena de Souza (Luna ALG / Ordena / UCS-RS), Samara da Silva Vieira (Leon Ballonmano Cleba-Espanha), Janaína de Barros Oshiro (Estrela de Guarulhos-SP), Thaís Marcondes (Serc Santa Maria-SP), Marjorie Rocatelli (UnC Concórdia-SC), e Vitória dos Santos Macedo (Serc Santa Maria-SP). Pontas: Adriana Cardoso de Castro (Luna ALG / Ordena / UCS-RS), Agda Rafaela Gonçalves Pereira (UnC Concórdia-SC), Bárbara Buratto Brocardo (Metodista / São Bernardo-SP), Dayane Pires da Rocha (Serc Santa Maria-SP), e Jéssica da Silva Quintino (Serc Santa Maria-SP).

Comissão Técnica: Técnico: Sérgio Graciano. Assistente-técnico: Gabriel Citton. Fisioterapeuta: Fábio Marcelo Matos. Supervisor: Jaqueline Ribas. Diretor de Seleções: Vitor Martinez. Coordenador Nacional de Seleções: Javier Garcia Cuesta.

Nenhum comentário:

Postar um comentário